23 de Novembro, 2024 12h11mAGRONEGÓCIO

Palestra sobre o Cultivo do Cacau em Jales incentiva novos investimentos na agricultura regional

A CATI e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, promoveram uma palestra informativa sobre o cultivo d

A CATI e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, promoveram uma palestra informativa sobre o cultivo do cacau em nossa região, na última quanta-feira, dia 13.
O engenheiro agrônomo Andrey Vetorelli Borges, da Secretaria de Agricultura do Estado, abriu o evento discutindo a escassez do cacau e a dependência de países com cenários políticos instáveis, o que tem levado ao aumento de seu valor. Ele explicou como fatores técnicos favoráveis, previsões climáticas desfavoráveis e a qualidade inferior dos grãos colhidos recentemente na Costa do Marfim, maior produtor mundial, impactam diretamente os preços do produto. Atualmente, com o quilo da amêndoa de cacau cotado a R$ 53,50 (em 13 de novembro de 2024), o mercado chama a atenção de novos investidores, já que a amêndoa possui a vantagem de poder ser estocada por até três anos em condições ideais.
O projeto Cacau SP, fruto de um trabalho de adaptação tecnológica e divulgação pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), tem contribuído para a expansão do cultivo de cacau como uma alternativa econômica, social e ambientalmente viável. Desde sua origem, em 2014, no noroeste paulista, o projeto tem atraído o interesse de produtores de diversas regiões e se consolidado como uma opção promissora para a diversificação agrícola.
A secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, ressaltou os benefícios da região para o cultivo do cacau, destacando a vocação dos produtores locais, a qualidade do solo e o clima favorável que serve como uma zona de escape para as doenças do cacau. Ela acredita que o Estado de São Paulo tem todos os ingredientes necessários para se tornar um grande produtor de cacau, complementando a produção nacional e até mesmo alcançando a autossuficiência.
“O apoio de empresas do setor de chocolate e a parceria com a CATI, que está presente em 40 regionais, tornam esse projeto uma excelente oportunidade para os produtores de Jales e região. Com o suporte adequado, é possível superar os desafios iniciais e iniciar uma produção sustentável e lucrativa”, afirmou Andrey Vetorelli.
José Roberto Goes, da CATI Sementes e Mudas, também participou do evento e explicou o grande esforço que está sendo feito para garantir a produção de mudas de qualidade para a região. Ele destacou que, até abril de 2025, a CATI espera disponibilizar cerca de 20.000 mudas para atender a demanda crescente e dar início a uma produção robusta na região.
A produção de cacau apresenta grandes vantagens, principalmente no que diz respeito à sua longevidade. Com expectativa de vida de até 35 anos, um cacaueiro pode produzir até 105 kg de amêndoas ao longo de sua vida. No terceiro ano de plantio, a produção média é de 3 kg de amêndoas por planta, o que torna o cacau uma excelente alternativa a outras culturas perenes que vêm desvalorizando, como os cítricos.
A palestra, que também incluiu uma sessão de networking entre os produtores e técnicos, foi encerrada com uma sensação de otimismo e motivação entre os presentes que agora vislumbram a possibilidade de explorar novas oportunidades de cultivo, desde a criação de viveiros de mudas até o estabelecimento de agroindústrias para o beneficiamento do cacau.

Publicidade

Notícias relacionadas

Jales incentiva agricultura familiar em reunião sobre fornecimento de alimentos para a rede municipal

Na manhã da última terça-feira,  13 , a Prefeitura de Jales realizou uma importante reunião na  Secretaria Municipal de Educação com produtores rurais da  agricultura familiar de Jales e regi

17 de Janeiro, 2026

Sebrae promove palestra sobre os impactos da Reforma Tributária em Santa Fé do Sul

Empresários de Santa Fé do Sul e região terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a Reforma Tributária em uma palestra gratuita promovida pelo Sebrae-SP no dia 21 de janeiro, às 19h, na

10 de Janeiro, 2026

Agronomia do UNIJALES participa do 7º Encontro de Folhosas em Jales

As principais novidades do setor de horticultura foram apresentadas durante o 7º Encontro de Folhosas, realizado pelo Viveiro Agromudas, em Jales.

15 de Novembro, 2025