23 de Agosto, 2025 12h08mArtigo

Vocação e missão do cristão leigo

Vivemos num mundo muito acelerado e agitado onde a falta de tempo se tornou parte de nossa rotina. Infelizmente, junto a isso, uma situação ainda não totalmente superada é o isolamento, reflexo da Covid.

Vivemos num mundo muito acelerado e agitado onde a falta de tempo se tornou parte de nossa rotina. Infelizmente, junto a isso, uma situação ainda não totalmente superada é o isolamento, reflexo da Covid. Outra situação é o excesso de uso de redes sociais, pessoas criaram seu pequeno mundo particular e perderam o prazer e a alegria de viver em comunidade e partilhar, isso trouxe sequelas, o aumento dos males da ansiedade, depressão, entre outros. 

Por outro lado deste isolamento, vemos muitas pessoas participando de eventos religiosos online, tudo isso realmente é muito bonito, vivendo sua fé particular em suas casas. Porém, isso precisa nos levar a refletir: e a vivência cristã no dia a dia? E os frutos de toda essa fé?

“Os cristãos leigos e leigas que vivem sua fé no cotidiano, nos trabalhos de cada dia, nas tarefas mais humildes, no voluntariado, cuja vida está escondida em Deus, são o perfume de Cristo, o fermento do Reino, a glória do evangelho. Eles se santificam nos altares do seu trabalho: a vassoura, o martelo, o volante, o bisturi, a enxada, o fogão, o computador, o trator”. (CNBB, Doc 105, 2016,nº 35 p. 28).

Essa reflexão vem de encontro com a celebração da vocação para os ministérios e serviços na comunidade deste Mês Vocacional de 2025, que celebramos neste domingo, dia 24 de agosto. Nós leigos e leigas nos abastecemos de Cristo nas missas e precisamos viver essa missão tão urgente no mundo: ser sal e luz, parar de olhar somente para os problemas de nossas paróquias e apresentar soluções, mas assumirmos o que é nosso.

Os desafios atuais são muitos, temos que ser a Igreja em saída que tanto o Papa Francisco nos pediu, ir ao encontro do outro, se articular e propor melhores ações nas políticas públicas e sociais como apresenta a Doutrina Social da Igreja, levar o alimento físico e espiritual, acolher com caridade e misericórdia o pobre, o enfermo, o vizinho, o colega de trabalho. Fazer do verbo “escutar” uma prática diária, porque só assim conseguiremos entendendo as necessidades de nossos irmãos e irmãs e ser a presença viva de Cristo na vida de cada um deles.

Nossa mentalidade deve ser de “criar pontes”, cultivando diálogo com o clero, entendendo a atuação e responsabilidade de cada um. Essa é a nossa vocação: dar testemunho de Cristo através de nossos comportamentos e ações.

Publicidade

A missão pede que nós leigos e leigas, juntos com o clero, estejamos unidos para bem cumprir o propósito da implantação do Reino de Deus, promovendo a renovação espiritual, a conversão e a reconciliação neste ano jubilar.

Ouroeste/SP, 17 de agosto de 2025

Michael Coldibeli Campos,

membro do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Jales

Publicidade

Notícias relacionadas

Cuidar de si, do próximo e da Casa Comum: Um chamado em defesa da Vida Nascente

Diego Dovidio dos Santos Seminarista do 4º ano de Teologia – Paróquia São João Batista de Santa Fé do Sul A cada 8 de outubro, a Igreja no Brasil celebra o Dia do Nascituro, ocasião em que a c

05 de Outubro, 2025

Sebrae leva mais de 480 pessoas de Jales e região para a Feira do Empreendedor 2025 em SP

O Sebrae-SP realizará, dos dias 15 a 18 de outubro, uma missão com 484 empreendedores de 25 municípios da região de Jales para participar da Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida no São Pa

12 de Outubro, 2025

Diocese de Jales lança nova edição do Livro de Cânticos “Caminhando e Cantando”

No dia 14 de setembro, a Pastoral Litúrgica e integrantes das equipes de canto de toda a Diocese de Jales participaram do lançamento oficial da nova edição do Livro de Cânticos e Orações “Cam

11 de Outubro, 2025