
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, deu início à Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral, que acontece de 10 a 15 de agosto.
O objetivo da semana é promover ações educativas de comunicação em saúde para prevenir os riscos de transmissão da doença em seres humanos e animais. Equipes das secretarias envolvidas irão percorrer as escolas municipais para orientar sobre formas de prevenção, sinais e sintomas da doença e reforçar que os primeiros cuidados devem começar dentro de casa, além de repassar dicas para o bem-estar animal.
A ação começou nesta segunda-feira, dia 11, na Escola Municipal Profª Jacira de Carvalho, nos períodos da manhã e da tarde. Na terça-feira, as equipes estarão nas escolas Profª Iracema Pinheiro (Lola) e Profº João Arnaldo Avelhaneda. Na quarta-feira, dia 13, será a vez das escolas Maria Olímpia e Eljácia Moreira. Já na quinta-feira, dia 14, as visitas acontecem nas escolas Profº Alberto Gandur e Profª Elza Pirro Viana.
O secretário de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ademir Molina, destacou a importância da mobilização: “A prevenção começa com pequenos cuidados dentro de casa e no quintal. A limpeza adequada dos ambientes, o cuidado com os animais e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor são atitudes que fazem toda a diferença para evitar a doença”.
A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes, reforçou que a ação é uma oportunidade de levar informação de forma clara e acessível para a população: “Ao levarmos conhecimento para as crianças e adolescentes, estamos formando multiplicadores de informação, que vão ajudar suas famílias e a comunidade a adotarem medidas de prevenção, protegendo a saúde humana e animal”, finalizou.