Aproximadamente 15 mil fiéis participaram da 34ª Romaria Diocesana de Jales

Sob forte sol milhares de fiéis celebraram a unidade da Diocese de Jales, na 34ª Romaria Diocesana de Jales, realizada no último do

Religião Edivaldo Mella Janasco em 22 de agosto, 2018 15h08m

Sob forte sol milhares de fiéis celebraram a unidade da Diocese de Jales, na 34ª Romaria Diocesana de Jales, realizada no último domingo 19 de agosto, com o lema “Com Maria somos sal da terra e luz do mundo” em sintonia com o Ano Nacional do Laicato. A Romaria marcou a Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da diocese, e os 58 anos da instalação da diocese.

Como tradição desde de 1985, quando foi celebrado o seu jubileu de Prata, a romaria diocesana vem ganhando forma e se renovando a cada ano, abordando assuntos do cotidiano da Igreja e da Sociedade.

Santo Expedito padroeiro de Jales, cidade sede da diocese, acolheu os devotos das 45 cidades que pertencem a Igreja Particular de Jales, que depois guiados por Nossa Senhora da Assunção caminharam até a Catedral Diocesana.

Neste ano, dando continuidade a romaria do ano passado, destacando o papel dos Cristãos Leigos e Leigas, os fiéis além de levarem suas suplicas e compromissos a Deus, por meio de faixas reivindicaram, por trabalho digno, fim da corrupção, pela vida, pelas famílias, e por tantas outras causas que fazem parte da vida dos cristãos.

Publicidade

A Santa Missa campal ao lado da Catedral, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, levou os fiéis a refletirem seu papel na igreja e na sociedade como cristão batizados. Sete leigos, representando todos os cristãos dos sete setores pastorais da diocese, na renovação das promessas batismais e na realização dos compromissos, demonstrou a força de todo o povo de Deus.

Se aproximando dos 60 anos de instalação da diocese, o bispo ao final da Celebração Eucarística anunciou o Jubileu de Diamante da Diocese, que será celebrado no ano de 2020, convidando a todas as comunidades para a grande preparação desta data que marca a caminhada da Igreja diocesana.

A Romaria Diocesana se tornou um valioso instrumento pastoral na implementação das orientações do Concílio Ecumênico Vaticano II. A partir daí e até agora a Igreja tem procurado se renovar à luz dos ensinamentos desse grande Concilio, abrindo-se para o mundo de hoje, comungando mais profundamente em Cristo, e conclamando todos os cristãos leigos e leigas a serem sal da terra e luz do mundo.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas