Encontro Diocesano de Comunicação é realizado no domingo

A Diocese de Jales realizou no último domingo, dia 15 de setembro o Encontro Diocesano de Comunicação, com o tema “Meios de

Religião em 19 de setembro, 2019 15h09m

A Diocese de Jales realizou no último domingo, dia 15 de setembro o Encontro Diocesano de Comunicação, com o tema “Meios de Comunicação e Mídias digitais na Sociedade e na Pastoral", com assessoria do Ir. Diego Joaquim, Coordenador do Regional Centro Oeste da CNBB.

O encontro reuniu 60 Comunicadores, agentes e secretárias paroquiais no Santuário Diocesano da Santíssima Trindade – Escola Vocacional, com o intuito de reestruturar a PASCOM na Diocese.

Ir. Diego abordou assuntos do dia a dia, do uso das redes sociais, como também a importância e implantação da Pastoral nas comunidades.

“O cristão católico é o comunicador da verdade! Da verdade que liberta, trabalha pela verdade. Então nós temos que evitar a tentação de dar um furo ou de espalhar aquilo que é notícia ruim. A Fake News não é só uma mentira! A Fake News é também, uma notícia com uma intenção de destruir a imagem de uma pessoa, de diminuir uma pessoa, e uma comunicação Cristã que vê o outro como irmão, independente de qualquer coisa, ela não trabalha dessa forma”, afirmou o Missionário redentorista.

O encontro foi preparado pelo Padre José Antonio, Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, junto com sua equipe diocesana. Segundo ele o evento superou as expectativas.

“O Encontro Diocesano de Comunicação veio em momento favorável, nós queremos fortalecer ainda mais o que já existe de trabalho na Pastoral da comunicação diocesana, e avançar para águas mais profundas. O sucesso de um encontro de formação é termos uma assessoria que corresponde às nossas expectativas, e o Ir. Diego com certeza correspondeu aquilo que nós esperávamos e planejávamos, ajudando-nos a compreender um pouco melhor o conceito de comunicação, e o nosso agir cristão nas mídias, e ainda mais como nós realmente organizarmos, estruturarmos, e concretizarmos a Pastoral da comunicação. ” Relatou o Pe. José Antonio.

“Nós comunicadores católicos temos que ter em primeiro lugar a paixão pela palavra de Deus, nosso compromisso primeiro de anunciar a Boa Nova, é fruto de uma paixão pela palavra e pela comunidade. Em segundo devemos estudar muito! Estudar os meios que nós atuamos, as ferramentas que nós utilizamos para evangelização e não ter vaidade de querer aparecer mais que o Cristo e a sua mensagem. Estar a serviço dele, a serviço da missão, essa é a consagração que recebemos no batismo, estamos a seguir Jesus na missão. Tudo que eu compartilho, mesmo uma selfie que eu faço, uma foto que eu faço de mim, deve apontar para o Cristo, remeter o Cristo, e levar mais pessoas a conhecer e amá-lo, continuando a missão que ele começou. ” Concluiu o Irmão Diego.

E mais

Publicidade

Formação litúrgica reúne Ministros Leigos e Leigas

Celebração da Palavra presidida por Ministros Leigos foi o tema do Encontro de Liturgia que se realizou também no domingo, no Santuário Diocesano da Santíssima Trindade - Escola Vocacional, da Diocese de Jales. Encontro que foi assessorado pelo Padre Valter Lucato Campano Júnior, Assessor Diocesano da Pastoral Litúrgica.

O encontro reuniu mais de 100 representantes das Paróquias, Quase Paróquias e Comunidades da Diocese de Jales, para refletir o ministério que é próprio dos fiéis Leigos e Leigas, Cristãos e Cristãs batizados, que exercem na igreja uma função muito importante, inclusive de presidir a palavra, na falta do ministro ordenado que é o padre.

“A formação é especificamente orientações para celebração da palavra, seguindo o documento 108 da CNBB, que fala do ‘Ministério e Celebração da Palavra’, exercido pelos leigos, com o material da irmã Penha Carpanedo, que é pioneira na produção desses materiais, que está assessorando a CNBB na região da Amazônia com rito de fácil acesso ao povo, mas também cultuado para realidade deles. O livro que nós estamos trabalhando aqui além do documento 108, é o livro de celebração da palavra ‘O dia do Senhor’, que é próprio da Ir. Penha Carpanedo. ” Disse o Padre Júnior.

Não é de hoje que a Diocese de Jales investe na formação dos Leigos, afirma o Sacerdote: “Desde que eu me entendo por gente, eu escuto dizer que a Diocese sempre investiu na formação dos leigos, e aqui no nosso encontro até foi citado Padre José Jansen. Há anos atrás é ele quem formava animadores de comunidades pela rádio, preparando os leigos para presidir a palavra aos domingos na comunidade, dado que na época a diocese tinha 12 padres, então a necessidade de valorizar a celebração da palavra, como também um instrumento de oração do povo, sendo assim um caminho que a diocese vem traçando desde muito tempo, e nós queremos fortalecer, porque, não só ter leigo na ausência do ministro ordenado, mas, o leigo também ocupar o lugar dele na igreja, e que é próprio dele, inclusive o Vaticano no documento sobre liturgia vai incentivar que a igreja tenha a celebração da palavra, onde não se pode ter a Eucaristia dominical.”

No Ano que vem será apresentado a toda a Diocese as “Orientações Litúrgicas”, que estão sendo organizadas pela Comissão Diocesana de Liturgia, que auxiliará a todas as equipes a preparar melhor as ações litúrgicas da vida da comunidade.

Publicidade

Notícias relacionadas


Publicidade

Enquete

Você é a favor da reforma da previdência?


Redes sociais

Colunistas