
A Prefeitura de Jales, por meio das Secretarias de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e da Saúde, em parceria com diversas pastas municipais, divulgou o calendário de ações para 2025 nas escolas municipais voltadas à proteção e ao cuidado dos animais.
O programa prevê atividades mensais de conscientização sobre o bem-estar animal e o combate ao abandono. Neste mês de agosto, dentro da campanha Agosto Verde Claro, as ações nas escolas da rede municipal estão voltadas à prevenção da leishmaniose. Em setembro, na campanha Setembro Vermelho, o foco será a prevenção da raiva.
No Outubro Rosa, em alusão ao Dia dos Animais, à Adoção e à Proteção Animal, estão programados eventos de adoção e ações de conscientização sobre a castração de fêmeas — medida que também auxilia na prevenção do câncer de mama em pets.
Já no Novembro Azul, as atividades terão como tema a saúde dos machos, com destaque para a prevenção do câncer de próstata e outras neoplasias. Encerrando o ano, o Dezembro Verde Escuro será marcado por campanhas contra o abandono animal.
O Projeto Bem-Estar Animal nas Escolas 2025 conta com o apoio das Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Comunicação, Cidadania e Inclusão Social, além do Fundo Social de Solidariedade. A proposta é oferecer não apenas orientações e serviços, mas também fortalecer o vínculo entre a população e os animais, garantindo qualidade de vida e respeito aos direitos dos pets.
De acordo com o secretário de Agronegócios, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ademir Molina, apenas no primeiro semestre de 2025 a pasta recebeu 232 denúncias relacionadas a maus-tratos ou abandono. Desse total, 222 foram solucionadas com ações efetivas, enquanto 10 casos permanecem em acompanhamento devido à complexidade ou necessidade de encaminhamentos adicionais.
“A Secretaria de Bem-Estar Animal trabalha diariamente para proteger, cuidar e garantir dignidade aos nossos animais. Esse projeto nas escolas vem para somar com nosso trabalho para formar uma geração mais consciente e responsável, capaz de transformar a relação da nossa comunidade com os pets”, destacou Ademir Molina.