25 de Outubro, 2025 12h10mPolícia

Homem investigado por suspeita de envenenar cães com ‘chumbinho’ é preso em Jales

O homem de 72 anos investigado por praticar uma série de mortes de cães com suspeita de envenenamento por “chumbinho” foi preso na tarde de terça-feira (21/10) em Jales.

O homem de 72 anos investigado por praticar uma série de mortes de cães com suspeita de envenenamento por “chumbinho” foi preso na tarde de terça-feira (21/10) em Jales.

O mandado de prisão preventiva foi decretado pela Justiça após a sexta morte por envenenamento ser confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Marcel Farinazzo.

O suspeito foi preso na casa dele, no bairro Jardim América. No local, a polícia apreendeu "chumbinho" e um celular do investigado. Ao ser questionado, o idoso não se pronunciou sobre sua possível participação nos crimes.

No primeiro caso divulgado, a ação foi registrada por uma câmera de segurança de uma casa no Jardim América. Na ocasião, no dia 15 de outubro, o idoso foi flagrado arremessando por cima do portão uma sacola para os cães. Em seguida, o suspeito saiu com o veículo e foi embora. Uma das cadelas conseguiu pegar o alimento. Na sequência, ela teve diarreia, salivação excessiva e espuma branca na boca. O animal sofreu uma convulsão e não resistiu. À TV TEM, a tutora Vitória Roberta disse estar revoltada com a crueldade.

Após a divulgação da imagem, a polícia recebeu outras denúncias de envenenamento de animais. Em outro caso, registrado no dia 8 de outubro, conforme o boletim de ocorrência, o tutor informou à polícia que o pet, um beagle, de dez anos, morreu ao comer uma substância deixada em uma sacola, na calçada em frente à casa dele.

Ao retornar para a residência, o tutor encontrou o animal morto, com sinais de vômito, manchas escuras e diarreia, além da espuma branca na boca. A vítima acionou o setor de Zoonoses, que orientou o enterro em um aterro sanitário.

Outro caso foi registrado no dia 16 de outubro. Segundo o BO, o tutor também procurou a polícia e informou que encontrou a cachorra, sem raça definida, de oito anos, embaixo do carro dele, com vômito e espuma na boca.

Publicidade

A 50 metros da casa, o tutor localizou os resquícios de uma substância semelhante ao chumbinho, próximo à guia da calçada. O animal foi enterrado em um terreno e não foi submetido ao exame necroscópico.

As ocorrências foram registradas como praticar ato de abuso a animais e são investigadas pela Polícia Civil, que analisa se os crimes foram cometidos pelo mesmo suspeito.

Protesto

Moradores e protetores de animais fizeram um protesto em frente à Central de Polícia Judiciária de Jales no fim da tarde de segunda-feira, 20 de outubro. Eles pediram agilidade nas investigações e a prisão do idoso suspeito de envenenar os cães.

O ato começou às 17h30 em frente à delegacia e teve como destino final o Fórum. Aproximadamente 30 pessoas participaram do protesto. Após a manifestação, a justiça determinou a prisão. 

Publicidade

Notícias relacionadas

PF prende homem por uso de documentos falsos em agência bancária em Jales

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na sexta-feira (17/10), um homem que tentava abrir uma conta bancária utilizando documentos falsos na agência da Caixa Econômica Federal em Jales. A ação

25 de Outubro, 2025

Estudante da Fatec Jales é contemplada com bolsa de Intercâmbio do Centro Paula Souza

Gabriela Pinheiro Guzzo viverá uma experiência internacional valiosa. Estudante do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, ela foi contemplada com uma bolsa do Programa de Intercâmbio Cultural

06 de Dezembro, 2025

Curso de Recursos Humanos é encerrado com entrega de certificados em Santa Salete

A Prefeitura Municipal de Santa Salete, em parceria com a ETEC, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou na última sexta-feira, dia 28, a entrega de certificados durante o encerramento do

06 de Dezembro, 2025