27 de Junho, 2026 08h06mArtigo

3º Fórum Social: espalhando a semente da caridade

Paulo Rogério de Oliveira Administrador de empresas, Coordenador da Comissão Sub-regional Sociotransformadora, Coordenador Diocesano da Ação Sociotransformadora da Diocese de Catanduva, membro da Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos)

Paulo Rogério de Oliveira

Administrador de empresas, Coordenador da Comissão Sub-regional Sociotransformadora, Coordenador Diocesano da Ação Sociotransformadora da Diocese de Catanduva, membro da Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos)

         No dia 30 de maio passado, estiveram reunidos em Jales, representantes da Arquidiocese de São José do Rio Preto, e das dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga para participarem do 3º Fórum Social do Sub-regional São José do Rio Preto, que teve como tema:  Expandir a Ação Sociotransformadora da Igreja; e como lema: “Espalhemos a semente da caridade! Os frutos aparecerão!” (cf. Lc 13,18)

         Com o foco direcionado para a primeira infância e a situação da mulher em nossa região, contamos com assessorias para estes assuntos e debates em grupos de trabalho, que enriqueceram nosso dia e ajudou-nos a melhorar nossa visão e consequentemente nossa ação pastoral em torno destes temas.

         Fomos sensibilizados a olhar para os desafios que são uma triste realidade em nosso meio e a buscarmos as devidas soluções. Entre estes desafios citamos:

•        A hipersexualização masculina, geradora de distorções na formação destes;

Publicidade

•        A violência praticada contra mulheres e crianças em vários formatos: física, psicológica, material;

•        A objetificação das mulheres, reduzindo seu valor como ser humano;

•        O nosso papel de acolhimento, que é imprescindível para quem sofre estes abusos.

Não podemos compactuar com o desrespeito aos direitos humanos em nossas comunidades paroquiais e isso começa pela conversão do nosso olhar em torno do que ocorre em nosso meio, e a partir daí, tomarmos atitudes que favoreçam o desenvolvimento saudável de nossas crianças, a transformação da formação dos homens, a valorização do papel da mulher na sociedade e geração de famílias que sejam cada vez mais acolhedoras.

Que não nos cansemos de espalhar a semente da caridade, ainda que não vejamos, o Senhor fará com que os frutos apareçam.

Publicidade

Notícias relacionadas

Diocese de Jales acolhe coordenadora internacional da Pastoral da Criança durante programação do 3º Fórum Social

A Diocese de Jales acolheu, na última semana, a coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Maria das Graças Silva Gervásio, que esteve em visita por ocasião do 3º Fórum Social do Sub-re

07 de Junho, 2026

3º Fórum Social da Arquidiocese de Rio Preto será realizado neste sábado em Jales

O Sub-regional São José do Rio Preto, formado pela Arquidiocese de São José do Rio Preto e pelas Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, promoverá no próximo sábado, dia 30 de mai

30 de Maio, 2026

A Semana da Enfermagem e o protagonismo do cuidado humanizado

Rosimeire da Silva – Professora Doutora; Coordenadora de Estágios do curso de Enfermagem do UNIJALES Celebrada anualmente entre os dias 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem representa um importa

23 de Maio, 2026